A vitória das idéias é a vitória dos portadores materiais das idéias. (Brecht)

 

                                                                                    O que é idealismo?

        Ideologia! Eu quero uma pra viver (Cazuza)

                                  

Idealismo é uma corrente filosófica da qual foi desaparecendo no decorrer do maior aparecimento da modernidade.

            O idealismo teve maior ênfase desde a revolução filosófica, que foi iniciada pelo filósofo Descartes, mas, o Idealismo pode se associar certamente com os alemães, dos quais mais colocaram em prática este tipo de pensamento.

            É bastante difícil definir num conceito apenas o Idealismo, mas o mais evidente conceito de que ele é o pensamento do ideal que queremos pra nós mesmos, é a construção de valores que levamos para a nossa vida. O ponto principal de pensamento idealista é o ‘eu’.

            Porém, diferentemente do que muitos pensam, o idealismo não representa o pensamento ‘preconceituoso’ – pensamento apenas sobre si mesmo-, o idealismo é a conclusão que tiramos através do convívio e consciência em relação á pensamentos alheios. É o resgate de valores, e de tudo o que é certo, e de tudo o que não é material. É o acreditar em nossos valores, construir nosso caráter e assim, ir seguindo o seu caminho creditando em algo do qual nunca viu (o oposto do materialismo)

 

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver

(Cazuza)

 

                                                                     

‘’ É preciso ressaltar que o idealismo é o grande motor das invenções, das descobertas, dos empreendimentos sociais, políticos, econômicos e culturais que possibilitam as mudanças, as realizações dos sonhos, à concretização de desejos aclamados, muitas vezes, por toda uma vida. O idealismo impulsiona o veículo do tempo pela sua infinita e enigmática viagem rumo ao futuro. Falamos de um combustível essencial á experiência humana, na medida em que proporciona o conhecimento, a busca de novos desafios e a determinação para ultrapassar as barreiras, sejam elas concretas, sejam elas abstratas. (...) O idealismo, por sua vez, ativa os dispositivos necessários à superação dos limites, permitindo às pessoas o acesso à essência vital que torna os seres humanos tão surpreendentes, imprevisíveis e especiais. ‘'    A Pedagogia do Amor – Gabriel Chalit 

            O idealismo pode ser visto como uma escola literária, pois não necessita de um objeto material ou de valor para a sua aprendizagem. É o resgate dos pensamentos, histórias e valores que levamos para o nosso caminho. É a mistura das diferenças. É o entendimento á nível psicológico e depois a sociedade, ( a ajuda da sociedade, da humanidade e da situação em que vivemos).

            É o acreditar em algo, entende-lo, ter consciência dos seus opostos, levá-lo para si e para a sociedade. Sua maior definição é de que, ele é uma doutrina composta de atitudes e pensamentos, onde o mais importante nas ações humana são as idéias, e o fato de acreditar nas mesmas como sendo coisas realizáveis.